Clínica de Arquitectura

Defendemos que a prática de arquitectura não deve ser o desenho perfeito de intocáveis obras de arte. É a concretização de sonhos e a resolução de problemas. É a procura das melhores respostas para questões muito específicas. E esta é, normalmente, uma procura complexa, que envolve muitas variáveis e muitos especialistas.

Apaixona-nos o processo criativo. A forma como, independentemente da escala, pensamos e encontramos a solução certa para diferentes necessidades e problemas. Desde à idealização de pequenos objectos à concepção de obras de grande envergadura. 

E nós procuramos criar estas respostas de uma forma simples e bela, sempre com o foco na satisfação do cliente durante todo o processo.


Sonhos

Iniciamos o processo criativo com base em sonhos. Acreditamos que todos têm direito a alcançá-los, e estes são, para nós, bem mais inspiradores do que livros de arquitectura.

Tudo começa com uma lista de desejos que nos permite entender as expectativas e os anseios dos nossos clientes, para que usos específicos e para quem se destina cada espaço, quais as estórias por trás de cada pedido. Visitamos o espaço de intervenção em conjunto, para melhor percebermos a relação dos nossos clientes com aquele local ou construção. Existem sempre desejos secretos escondidos, que apenas se revelam nesse momento. 
O processo continua com sessões de trabalho com os clientes, num processo de desenho conjunto.

Descobrimos que a prática usual de projecto e construção é muitas vezes demasiado penosa para a maioria dos clientes, que são incapazes de se sentir parte integrante do processo, ainda mais quando projectamos a sua futura casa, redesenhamos uma casa antiga que conhecem desde sempre, ou remodelamos um espaço de trabalho que alberga diversos colaboradores. 

Pretendemos que os nossos clientes sejam parte do processo criativo, e que tenham prazer com esse processo. Que conheçam e habitem o novo espaço, muito antes da obra estar terminada. 
Hoje, também através da tecnologia.

Serviços

Suportada por uma equipa multidisciplinar, a Clínica de Arquitectura oferece uma ampla gama de serviços, permitindo conceber um edifício de raiz ou reabilitar património, até à adequação de espaços de trabalho às necessidades dos colaboradores (incluindo à própria evolução tecnológica), ou a consultoria para o estudo de investimentos. 

. Arquitectura (residencial, comercial e industrial)
. Reabilitação
. Interiores
. Design
. Cenografia
. Urbanismo
. Consultoria (investimento, espaços de trabalho, materiais, eficiência energética e sustentabilidade, entre outros)

Equipa

Nuno Travasso e Pedro Geraldes Santos fundaram a Clínica de Arquitectura em 2009 com o objectivo de criar uma plataforma agregadora de diferentes competências que permitissem que, cada projecto, em função da sua especificidade, fosse liderado ou acompanhado pelos profissionais mais adequados.
Os seus fundadores são duas peças constantes e a maioria da equipa encontra-se em progressiva transformação, em função das diferentes solicitações de projecto.

Nuno Travasso (Porto, 1980) é arquitecto e investigador, dedicando-se ao estudo do papel do projecto de arquitectura no processo de produção de espaço urbano contemporâneo. 
Integra, desde 2007, o Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Fac. de Arquitectura da Universidade do Porto, onde desenvolve a sua pesquisa. Entre 2010 e 2012 foi docente convidado na mesma faculdade. 
Entre 2003 e 2010, colaborou no gabinete do Arq. José Fernando Gonçalves. 
Exerce a sua atividade de com especial foco em arquitectura residencial, reabilitação, urbanismo e investigação.

Pedro Geraldes Santos (Porto, 1981), é arquitecto, criativo e mentor.
Frequentou o Colégio Alemão do Porto entre 1985-99, formou-se em arquitectura pela Fac. de Arquitectura da Universidade do Porto em 2007 e é pós-graduado em Reabilitação do Património Edificado pela Fac. de Engenharia da Universidade do Porto desde 2010. 
Entre 2005 e 2010 efectuou a coordenação de diversos concursos e projectos no reconhecido gabinete do Arq. José Fernando Gonçalves
Exerce a sua atividade de forma transversal na área criativa, com especial foco em arquitectura residencial e industrial, reabilitação, design de produto e consultoria. 
Encontra-se também envolvido em projectos ligados à inovação, sendo co-organizador do TEDxPorto, 'ativation manager' no Clube de Criativos de Portugal e mentor e júri de diversos concursos.